A situação nas escolas está muito mal, alunos que destroem tudo o que podem sem ao menos pensar no gasto que eles próprios hão de ter, afinal de contas, tudo vem do nosso imposto.
Fizemos uma entrevista com os funcionários do Pedro Geraldo e perguntamos o que acham da destruição da unidade escolar. Veja o que falaram e no final mostraremos algumas fotos do vandalismo causado no Barracão.
Reportagem com os funcionários
Josué, agente de organização escolar
– Me incomodo, porque, tudo o que tem na escola é patrimônio dos alunos e também da escola. Todo material que está à disposição, tem uma vida útil, se tiver quebrado você vai ter que gastar mais dinheiro para repor esse material que foi pichado, quebrado e destruído, ele impacta no final do seu imposto.
– Ao ver o patrimônio público (no caso a escola) sendo destruído, como você se sente?
– Me sinto sem autoridade, porque se eu vejo, a minha condição é de zelar por esse espaço, porque é um espaço público que todo mundo usa. São três períodos que utilizam e as crianças não tem culpa, nem as crianças e nem os pré-adolescentes da parte da manhã.
– O que você acha a respeito do vandalismo com os livros, apostilas e outros materiais didáticos. Você acha que tem um custo maior não só da escola mas como também do governo?
– Sim, há sempre um custo sobre isso pelo seguinte, o material as vezes não é reutilizável, tudo bem pelos cadernos pelo uso pessoal. Já os livros, poderiam durar um pouquinho mais a serem usados.
A mudança de editora o próprio governo, ele faz isso, quando os professores não optam pelo melhor do ensino. Antigamente falava-se que as escolas particulares eram melhores porque usavam apostilas, hoje o estado também adota algumas apostilas, mas o conteúdo não é um dos melhores.
Argileu, agente de organização escolar
– O pessoal quebra vidro, quebra porta, quebra maçaneta, tudo isso! Também picha as paredes da sala de aula, só tem vandalismo. Se você passear pela escola é o que mais vai encontrar.
Fernando, coordenador escolar
– Como você se sente ao ver toda a escola sofrendo vandalismo?
– Me sinto triste. Infelizmente quem está destruindo é quem propriamente usa.
Os alunos pegam as coisas e rabiscam, o simples fato de arrancar, é complicado. A gente tenta conscientizar e conversar para que não aconteça.
Alunos 2ºA
João
Sabrina
Valeria
Vitor
Vanessa