segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Descubra as Causas da obesidade Infantil

O texto tem como objetivo: Informar os leitores sobre as causas e possíveis soluções para o problema.


A obesidade infantil ocorre quando uma criança está acima do peso normal para sua idade e altura. Segundo dados do IBGE a cada 3 crianças pelo menos uma sofre de obesidade.

A obesidade é causada por um “desbalanço” entre as calorias que são consumidas sob a forma de alimentos e as calorias que são gastas pelo indivíduo para o organismo funcionar. Apenas 5% dos casos de obesidade são causados por doenças como: Tireóide, problemas pancreáticos, doenças do ovário, etc.

A obesidade não é mais apenas um problema estético, que incomoda por causa da “zoação” dos colegas. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto.

As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores tais como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar entre outros.


Classificação da obesidade em crianças e adolescentes


Em crianças, o peso considerado saudável varia em função da idade e do sexo. A obesidade em crianças e adolescentes não é definida em função de um número absoluto, mas sim por um percentil. Assim, uma criança com idade superior a dois anos é considerada obesa quando o seu IMC é igual ou superior ao percentil 95 para o seu sexo e idade. Da mesma forma, considera-se que uma criança tem excesso de peso (pré-obesidade) quando o seu IMC está entre o percentil 85 e 95.

Tratamento de Obesidade infantil 
O tratamento da obesidade é complexo e multidisciplinar. Não existe nenhum tratamento farmacológico em longo prazo que não envolva mudança de estilo de vida.
Há várias opções de tratamento para a obesidade infantil e o sobrepeso. Quanto maior o grau de excesso de peso, maior a gravidade da doença. As crianças devem ser abordadas individualmente e conforme a idade, uma vez que cada uma pode apresentar diferentes fatores que aumentam seu risco para obesidade.

Para falar mais sobre o assunto fizemos uma entrevista com a responsável pela cozinha no período Noturno na escola E.E Pedro Geraldo Costa, Maria Da Silva, que falou um pouco sobre o assunto, sobre a refeição escolar e o acompanhamento semanal da nutricionista. Confira:

Entrevista sobre Obesidade Infantil – Entrevistada : Maria da Silva *Responsável pela cozinha escolar.

A refeição servida na cozinha da escola é adequada?
R: Sim, é adequada.

Há algum acompanhamento de nutricionista na escola?
R: Sim, há um acompanhamento semanal de nutricionista

    Os pais são responsáveis peso excessivo de seus filhos?
    R: Sim. Porque os pais são responsáveis por controlar o peso deles.

    O bulliyng é responsável por ferir o sentimento das crianças na obesidade?
    R: Sim, porque pode afetar o sentimento de uma criança;

    A alimentação na cozinha da escola contribui para a obesidade?

    R: Não, porque tem acompanhamento de nutricionista


Alunos 2ºB
Aliffer Fonseca
Gabriel Vinicius
Lucas Bittencourt
Guilherme dos Anjos
Felipe Kaique 


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More